sábado, 19 de maio de 2007

2ª aula

Entendida a importância dos Sistemas de Informação, principalmente, na tomada de decisão; cabe definir a maneira mais apropriada de organizar as informações de acordo com sua natureza. Os avanços são notáveis, quando pensamos em como os dados eram organizados nas empresas no passado. Os chamados Sistemas Tradicionais de Arquivo foram, por muito tempo, utilizados como única solução de armazenamento e seleção das informações devido à falta de recursos tecnológicos apropriados. A desestruturação tornou-se um problema crítico com o crescimento da demanda de produtos e serviços: quanto maior fosse a empresa, maior seriam seus arquivos e custos para mantê-los. Porém, é válido citar que, de acordo com a necessidade e realidade da empresa, os Sistemas Tradicionais de Arquivo representam uma solução mais do que viável.
Os Sistemas de Gerência de Banco de Dados (SGBDs) surgiram diante da necessidade de solucionar problemas provenientes da utilização dos Sistemas Tradicionais de Arquivo. O tratamento uniforme das informações de forma rápida e estruturada representou um dos maiores avanços para as necessidades da época. Ao mesmo tempo em que os SGBDs disponibilizavam uma série de ferramentas úteis, a migração era um paradigma a ser vencido de forma gradual e controlada. Afinal de contas, não se muda uma cultura de anos do dia para a noite. Porém, a evolução tecnológica permitiu e ainda permite diminuir os impactos da sua utilização.
A utilização dos SGBDs acabou por originar problemas de integração de dados, de acordo com o crescimento da demanda de informações no processo decisório. Os chamados Data Warehouses foram criados visando solucioná-los, tendo em vista que centralizava dados provenientes de sistemas internos e externos à organização. A alta capacidade de armazenamento e processamento das informações de forma segura e imutável, representou uma grande vantagem para o alto escalão das grandes e médias empresas usuárias deste tipo de banco de dados.

Nenhum comentário: