terça-feira, 22 de maio de 2007

3ª aula

Há algumas classes de sistemas a conhecer que possuem aplicações específicas, para se adequarem às diferentes necessidades dos usuários e/ou organizações. Entre elas podemos citar: Sistema Especialista ou baseado em regras, Sistema Multiagente, ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management).
O Sistema Especialista representa um conjunto de programas baseados em regras pré-determinadas para cada novo dado inserido. Estas regras são ditadas por um ou mais fatores condicionantes. O desenvolvedor conta – geralmente – com o auxílio de uma pessoa com profundo conhecimento do sistema desejado, para dar credibilidade aos resultados gerados. Além disso, esta pessoa pode vir ajudar a alterar ou atualizar as regras de acordo com a necessidade. Este sistema possui um fim específico e apóia, principalmente, o nível operacional da organização.
O Sistema Multiagente é formado por agentes inteligentes ou autônomos, que possuem um conjunto de capacidades comportamentais programadas para atuar em um ambiente. Os Agentes podem possuir várias aplicações entre elas simulações bélicas, robótica e treinamentos em geral; eles são capazes de identificar o ambiente e se moldarem de acordo com a finalidade proposta.
ERP (Enterprise Resource Planning) é uma sigla em inglês que significa Planejamento de Recursos Empresariais. Este termo representa sistemas de informação capazes de integrar os principais processos de uma organização. Cria-se um vínculo que permite uma interação natural entre as diferentes áreas e departamentos. Este tipo de sistema é complexo havendo necessidade de uma consultoria adequada. A implantação de um ERP tende a ser lenta devido à adequação do sistema a realidade da empresa. O treinamento dos usuários é fundamental para o sucesso.
CRM (Customer Relationship Management) é uma expressão que pode ser traduzida como Gestão de Relação com o Cliente. Trata-se de um sistema integrado com ferramentas automatizadas, que buscam criar e manter um bom relacionamento entre a empresa e seus clientes (foco na fidelização). Um CRM gera uma série de informações interessantes para adequação dos produtos e serviços as reais necessidades dos consumidores. Desta forma, os processos são moldados para um atendimento mais personalizado – livre de uma visão fragmentada.

Nenhum comentário: