- Submarino (http://www.submarino.com.br)
Questões:
a) Qual é a principal diferença no modelo de negócios dos sites visitados?
O Submarino é um site varejista de comércio eletrônico que busca atingir e atender a um grupo amplo e geograficamente disperso. O BuscaPé, por sua vez, é um site de comparação de preços gratuito, que visa ajudar o consumidor a fazer a melhor compra através de informação rápida e fácil sobre produtos, preços e lojas. Por fim, o Ebay é um site de leilão online que aceita ofertas de itens, avalia essas ofertas e notifica a pessoa que fez a maior delas.
b) Em sua opinião, quais as vantagens e desvantagens de adquirir um produto em cada um desses sites?
Submarino:
Vantagens:
- Conveniência de comprar sem sair de casa;
- Rapidez e simplicidade;
- Custo mais baixo para o lojista e preço mais baixo para o cliente;
- Mais informações sobre os produtos;
- Loja aberta 24 horas ao dia e 365 dias ao ano;
- Segurança;
- Customização;
- O cliente escolhe seu próprio ritmo de compras;
- Facilidade para pesquisar preços e produtos.
Desvantagens
- Ausência de contato direto com pessoas;
- Limitações de entretenimento;
- Limitações do uso de alguns sentidos (olfato, tato, sabor) na experiência de compra;
- Receio sobre segurança de informações e invasão de privacidade;
- Falta de familiaridade com computadores e Internet para uma parte do mercado consumidor.
BuscaPé
Vantagens:
- Conveniência de comparar lojas, produtos, serviços e preços sem sair de casa;
- Rapidez e simplicidade;
- Direcionamento para os melhores sites com as melhores ofertas;
- Mais informações sobre os produtos;
- Site aberto 24 horas ao dia e 365 dias ao ano;
- Segurança;
- Customização;
- O cliente escolhe seu próprio ritmo de consultas;
- Facilidade para pesquisar preços e produtos.
Desvantagens
- Limitação do universo disponível no site;
- Receio sobre segurança de informações e invasão de privacidade;
- Falta de familiaridade com computadores e Internet para uma parte do mercado consumidor.
Ebay
Vantagens:
- Conveniência de comprar e vender produtos novos e usados sem sair de casa;
- Oferecimento de produtos raros e colecionáveis;
- Rapidez e simplicidade;
- Várias empresas utilizam o site para oferecerem seus produtos a preços fixos;
- Site aberto 24 horas ao dia e 365 dias ao ano;
- Segurança e possibilidade de efetuar denúncias sobre vendedores e compradores;
- Customização;
- O cliente escolhe seu próprio ritmo de consultas;
- Facilidade para pesquisar preços e produtos.
Desvantagens
- Necessidade de confiança no vendedor, na maioria das vezes, pessoa física;
- Receio sobre segurança de informações e invasão de privacidade;
- Falta de familiaridade com computadores e Internet para uma parte do mercado consumidor.
c) Que garantias esses sites oferecem ao cliente quanto à segurança no fornecimento de informação (especialmente referente ao pagamento de produtos)? Que tecnologias de segurança são utilizadas?
Todas as informações são codificadas e arquivadas em um ambiente interno próprio de acesso exclusivo dos sites. Nenhuma informação trafega pela rede sem ser criptografada e para isso, eles garantem a utilização dos melhores algoritmos disponíveis no mercado. Há um comprometimento registrado com a privacidade e a segurança dos clientes. Os dados não são divulgados para terceiros, exceto quando estas informações são necessárias para o processo de entrega, cobrança ou para participação em promoções que o cliente tenha solicitado. O acesso é restrito a alguns funcionários habilitados, que são obrigados, por contrato, a manter a confidencialidade das informações e não utilizá-las inadequadamente.
d) Seis estágios são identificados como fundamentais por modelos de comportamento de compra do consumidor. São eles:
1) identificação da necessidade: estágio em que o consumidor se conscientiza de uma necessidade, podendo ser estimulado com informação sobre produtos;
2) seleção do produto: estágio de busca detalhada de informação sobre produtos alternativos, resultando na decisão de que produto adquirir;
3) seleção do fornecedor: estágio de decisão relativa a de quem comprar, baseando-se em critérios importantes para o consumidor e, posteriormente, entregue a ele;
4) negociação: estágio de determinação de como será feita a transação, em certos casos com negociação de preço e de formas de pagamento, por exemplo;
5) compra e entrega: estágio em que o produto é efetivamente comprado pelo consumidor e, posteriormente, entregue a ele;
6) serviço ao consumidor e avaliação: estágio pós-compra em que o consumidor avalia sua satisfação em relação ao produto e suas condições de compra e entrega; além disso, nessa etapa, alguns serviços podem ser necessários, como troca de produto, busca por informação sobre parcelas a pagar, entre outros.
Identifique que recursos cada um dos sites listados acima oferece para apoio a cada um desses estágios.
Submarino - Todos os produtos ofertados possuem ilustrações bem detalhadas, assim como a descrição, especificação, dados técnicos, itens inclusos e prazo de entrega. Logo na página inicial, há um campo de busca que realiza consultas em toda a loja ou de acordo com a categoria do produto. Quando um produto em específico é exibido, geralmente, são mostradas outras ofertas relacionadas ao mesmo produto. As formas de pagamento são bem variadas para o consumidor: cartões de crédito (Visa, Mastercard, Diners, American Express, Aura e Hipercard) assim como um cartão próprio do Submarino com a bandeira Aura, transferência eletrônica (Bradesco, Itaú, Real e Banrisul) e boleto bancário. A entrega dos produtos, bem como a privacidade dos consumidores são garantidas pelo compromisso e alta tecnologia, respectivamente, oferecidos no site. Trocas e devoluções são aceitas, desde que bem notificadas online junto ao Submarino.
BuscaPé - A lista de produtos e serviços ofertados é muito bem dividida por links, que guiam o usuário intuitivamente. As ilustrações dos produtos são boas e permitem uma rápida visualização sem a necessidade de acessar o endereço da loja. Há um campo de pesquisa logo na página inicial, caso os links relacionados não ajudem na procura. Quando um mesmo produto é ofertado por mais de uma loja, o site filtra automaticamente as informações das lojas e relaciona para um comparativo de preços. Além disso, o BuscaPé possui um filtro que refina informações de acordo com o menor e maior preço que se pode pagar, lojas e empresas virtuais ou não e possibilidades de entrega no Estado e Cidade. Caso o internauta deseje, há um mecanismo onde ele pode lançar o seu nome e e-mail para receber grátis um informativo com ofertas exclusivas e dicas de promoção. O site permite uma fácil navegação e direciona muito bem os internautas a melhor compra.
Ebay - A lista de produtos, novos e usados, em leilão é muito bem dividida por links que guiam o usuário intuitivamente. Logo na página inicial, há um campo de busca que realiza consultas em todo site ou de acordo com o categoria do produto. A ilustração, descrição, especificação, dados técnicos, itens inclusos e prazo de entrega do produto são informados pelo vendedor. O Ebay trabalha com um sistema de qualificações que ajuda a manter a comunidade mais segura. Além disso, oferece tutoriais com dicas e conselhos de segurança para o êxito da negociação. Apenas o internauta que se cadastrar poderá comprar e vender produtos. O mesmo estará sujeito à denúncias, caso venha a utilizar o site com má fé.
2. Navegue no site da Fast Commerce (http://www.fastcommerce.com.br) e responda às seguintes questões:
a) De que se trata esse site?
Trata-se de um serviço que oferece todos os recursos para a gestão de um negócio online. O próprio lojista cria e mantém seu site, administrando estoques, preços e pedidos.
b) Clique no link Faça um test-drive (terceiro link da parte esquerda do site), escolha uma das lojas virtuais disponíveis e navegue pelo sistema de administração da mesma. Agora responda:
b.1) Que elementos o administrador precisa configurar para montar uma loja virtual? Explique sucintamente cada elemento.
Design & conteúdo - Personalização de layout do site, incluindo a definição das imagens e textos que o compõem, cores, etc.
Pagamentos - Formas de pagamento aceitas pela loja para pedidos feitos via web. Restrito a usuários de Finanças.
Categorias & produtos - Cadastro de produtos, organizados em categorias. Permite inclusão, alteração e exclusão.
Clientes - Informações cadastrais dos clientes da loja e respectivos históricos de pedidos e atendimentos.
Relatórios administrativos - Emissão de relatórios dos produtos, clientes, pedidos e acessos à loja e ao site administrativo.
Parceiros e afiliados - Relaciona os sites com link para a loja. Determina comissões sobre vendas realizadas a partir destes.
Envio & frete - Formas de envio e parâmetros para o cálculo dos valores de frete dos produtos solicitados.
Pedidos - Gerenciamento dos pedidos feitos na loja, feito pelas equipes de atendimento da empresa.
Mensagens - Cadastramento de mensagens pré-formatadas que serão enviadas por e-mail aos clientes ou para a loja.
Usuários do site administrativo - Cadastro de usuários com acesso ao site administrativo, com níveis de permissão individualizados.
b.2) Escolha três relatórios administrativos disponíveis e explique sua importância para a administração de um negócio de comércio eletrônico.
Buscas de produtos no período - Relaciona as procuras por produtos, indicando termos de busca, faixas de preço, categorias, lançamentos e promoções e quantidade de produtos encontrados. Pode-se indicar o período, o termo ou trazer apenas as buscas detalhadas.
Categorias mais vendidas por quantidade - Lista as categorias de produtos que mais venderam na loja no período informado, ordenadas por quantidade. Pode-se informar o método de pagamento. Trata-se de um filtro de informações muito interessante para as prioridades da loja virtual.
Um comentário:
Olá,
Foi lançado recentemente um PABX capaz de integrar-se ao SKYPE, permitindo que telefones comuns possam fazer chamadas para contatos SKYPE ou para outros telefones através da rede SKYPE. As chamadas podem ser realizadas, atendidas, colocadas em espera, transferidas de forma extamente igual as da rede de telefonia convencional. O custo é muito baixo e se pega rápido, rápido.
Veja: www.safesoft.com.br/pabx/
Postar um comentário